Links interessantes

Aqui você encontra links a alguns dos materiais mencionados em sala de aula, relevantes para os temas abordados nas disciplinas.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E ESTÁGIO BÁSICO
Coulrofobia
Coulrofobia é o medo de palhaços. Este vídeo ilustra o funcionamento da extinção respondente, e mostra como a extinção do medo pode ser feita pela mera exposição ao estímulo condicionado.

Reforço Positivo em The Big Bang Theory
Este trecho da série The Big Bang Theory mostra Sheldon utilizando técnicas de condicionamento operante para mudar comportamentos indesejados da namorada do amigo.

Ratos diagnosticam tuberculose
Ratos APOPO são ensinados mediante treino discriminativo a diagnosticar tuberculose através do cheiro da mucosa humana com agilidade impressionante. Em inglês.

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
O teste do Marshmallow
Este vídeo mostra cenas do experimento clássico de Walter Mischel sobre autocontrole. Crianças devem escolher entre um reforçador menor (um marshmallow) imediato e um reforçador maior (dois marshmallows) atrasado.

Experimento de Asch sobre o conformismo
O vídeo exibe uma replicação do clássico experimento de Asch sobre conformismo social, utilizado para compreensão de muitos comportamentos aparentemente irracionais de pessoas em grupo.

ESCOLAS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA I
Terapia Cognitivo-Comportamental com Dorian Gray
O terapeuta Paulo Knapp demonstra o funcionamento da terapia cognitivo-comportamental em um atendimento simulado com o personagem literário Dorian Gray.

PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Ratolândia
Esta história em quadrinhos relata estudos feitos com ratos que indicam que o isolamento pode ser uma variável chave para a compreensão da dependência química. Leia mais sobre o assunto aqui. Veja um vídeo bastante didático sobre essa ideia aqui (legendas ativadas no Youtube).

TREINAMENTOS DE HABILIDADES INTERPESSOAIS E ESTÁGIO BÁSICO

ESTÁGIO (ANÁLISE COMPORTAMENTAL CLÍNICA)
O acesso a eventos encobertos na prática clínica: um fim ou um meio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário